Sobre este curso

O curso é uma das iniciativas da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz, Brasil) que, diante do cenário de emergência sanitária, busca contribuir para o fortalecimento do sistema de saúde a fim de enfrentar este e outros desafios.

O curso tem caráter introdutório: oferece treinamento para profissionais que trabalham em serviços de saúde para o manejo clínico da doença. Além de serem essenciais na resposta à pandemia, estes profissionais têm sido expostos em termos de sobrecarga de trabalho e risco de infecção.

O conteúdo do curso é baseado nas diretrizes da Organização Mundial da Saúde mais as recomendações da literatura e dos especialistas em saúde. Os módulos compreendem textos breves, juntamente com aulas e vídeos que abordam aspectos relevantes para prevenir e lidar com a doença. Além disso, o curso inclui um conjunto de fontes confiáveis com atualizações frequentes sobre a COVID-19.

Público-alvo

O primeiro módulo é introdutório para atender tanto os profissionais de saúde quanto a população em geral. O segundo módulo é destinado aos profissionais de saúde, com foco no trabalho das unidades de atenção primária à saúde.

Estrutura e Duração

O curso tem duração de 15 horas e está organizado em dois módulos independentes.

Certificação

O curso inclui duas avaliações ao final de cada módulo de múltipla escolha, na qual o certificado de conclusão é emitido após a obtenção de 80% das respostas corretas.

Conteúdo do curso

Módulo 1

Conceitos básicos da COVID-19

Módulo 2

Manejo da infecção causada pela COVID-19

Autores

Ana Cristina da Matta Furniel, Campus Virtual Fiocruz

Ana Paula Bernardo Mendonça, Campus Virtual Fiocruz

Renata Bernardes David, Fisioterapeuta intensivista, pesquisadora Inova/Fiocruz

Vinícius Araújo de Oliveira, Fiocruz Brasília, Médico Sanitarista

Créditos

Elaborado pelo Campus Virtual da Fiocruz, vinculado à Vice-Presidência de Educação, Informação e Comunicação da Fiocruz, Brasil. A iniciativa tem o apoio do Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), da Fiocruz Brasília, do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict/Fiocruz), do Centro Colaborador de Qualidade de Assistência e Segurança do Paciente (Proqualis), da Escola Nacional de Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) e da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS/OMS).

Uso e reprodução destes materiais de e-learning

O material do curso pode ser usado para fins não comerciais desde que a fonte/autoria seja mencionada, conforme estabelecido na Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

Seu feedback é muito importante, por favor, reserve alguns minutos para nos contar suas ideias sobre o curso: