Descrição geral do curso

Este curso tem como objetivo

Apresentar o movimento da Ciência Aberta, suas diversas práticas, expectativas e controvérsias para a comunidade científica.

Concluindo esta aula, você irá:

  • Entender o que é a ciência aberta, e porque deve adotá-la;
  • Conhecer as principais dimensões da ciência aberta;
  • Entender como tornar sua própria pesquisa mais aberta e como isso pode beneficiar a sua carreira.

Público alvo

Este curso foi desenvolvido especialmente aos alunos de pós graduação e pesquisadores, assim como, aberto a todas as pessoas interessadas na temática.

Estrutura e duração

O curso tem duração de 10 horas, estruturado em 8 aulas.

Certificação

O curso conta com uma avaliação final online de múltipla escolha, de forma que o certificado de conclusão é emitido mediante a obtenção de 80% de acerto.

Agradecimentos

Coordenadores

  • Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (Portugal), foi membro do European University Association (EUA) Working Group on Open Access, responsável pelo desenvolvimento do Programa Foster (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) da União Europeia.
  • Paula Xavier dos Santos, Coordenadora de informação e comunicação da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e coordenadora do Comitê Gestor de Ciência Aberta e o Observatório em Ciência, Tecnologia e Inovação em Saúde da Fiocruz (Brasil).

Autor.

  • Ana Cristina da Matta Furniel, Coordenadora do Campus Virtual Fiocruz (Brasil).

  • Ana Paula Bernardo Mendonça, Tecnologista em Saúde Pública da Fiocruz (Brasil).

  • Eloy Rodrigues, Diretor dos Serviços de Documentação da Universidade do Minho (Portugal) e membro do European University Association (EUA) Working Group on Open Access, responsável pelo desenvolvimento do Programa Foster (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) da União Europeia.

  • José Manuel Carona Carvalho, Universidade do Minho (Portugal).

  • Maria Antónia Pebre Madeira Correia Sousa, Universidade do Minho (Portugal).

  • Pedro Miguel Oliveira Bento Príncipe, Serviços de Documentação da Universidade do Minho (Portugal).

  • Rosane Mendes, Tecnologista em Saúde Pública, Centro de Estudos Estratégicos Fiocruz e Campus Virtual Fiocruz (Brasil).

Realização da Vice-presidência de Educação, Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz), através do Campus Virtual da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), Brasil. O curso é resultado de uma parceria entre a Coordenação de Informação e Comunicação (VPEIC/Fiocruz, Brasil), a Escola Corporativa Fiocruz (Brasil) e a Universidade do Minho (Portugal) responsável pelo desenvolvimento do Programa Foster (Fostering the practical implementation of Open Science in Horizon 2020 and beyond) da União Europeia.

Uso e reprodução destes materiais de e-learning

O material do curso pode ser usado para fins não comerciais desde que a fonte/autoria seja mencionada, conforme estabelecido na Política de Acesso Aberto ao Conhecimento da Fiocruz.

O curso original, "O que é Ciência Aberta?" está disponível no Campus Virtual Fiocruz

Seu feedback é muito importante, reserve alguns minutos para compartilhar sua opinião sobre este curso: 

Clique aqui para responder a pesquisa.