Este curso especializado de curta duração explora algumas das principais questões éticas que surgem na condução de pesquisas em emergências de saúde global - desde surtos de doenças infecciosas a desastres naturais e antropogênicos. É inteiramente baseado no relatório revisado por pares do Nuffield Council on Bioethics Pesquisa em emergências de saúde global: questões éticas (publicado em janeiro de 2020). O relatório do Nuffield Council é citado como um documento central subjacente Ethical standards for research during public health emergencies: Distilling existing guidance to support COVID-19 R&D (Padrões éticos para pesquisa em emergências de saúde pública: destilando as orientações existentes para apoiar a pesquisa e desenvolvimento sobre a COVID-19), publicado em março de 2020 pelo Grupo de trabalho Ética e COVID-19 da OMS.

Emergências são contextos particularmente desafiadores para conduzir pesquisas relacionadas à saúde - e, no entanto, a pesquisa desempenha um papel crucial na informação e melhoria da efetividade da resposta a emergências. Embora as normas e padrões de pesquisa continuem sendo guias importantes para a prática, é necessária uma consideração cuidadosa e diferenciada para aplicar essas normas e padrões de forma adequada, em circunstâncias excepcionais.

Este curso se centra nos desafios específicos que surgem em emergências e deve ser lido em conjunto com orientações nacionais e internacionais de ética e estruturas regulatórias relevantes para pesquisas relacionadas à saúde com seres humanos. Ele também destaca como as questões éticas que surgem em emergências às vezes vão além daquelas cobertas pelas estruturas tradicionais de pesquisa, incluindo, por exemplo, considerações importantes sobre os deveres de colaboração justa que surgem entre os pesquisadores e os deveres de cuidado para com os que trabalham na linha de frente.

Tradução

Translators Without Borders Kató. https://translatorswithoutborders.org/our-work/kato-translation-platform/

Beatriz Thomé, Preventive Medicine Department, Federal University of Sao Paulo 

Flávia Bueno, Researcher, Oswaldo Cruz Foundation – Fiocruz Brazil

Utilização e reprodução destes materiais:

Esses materiais de eLearning são protegidos por direitos autorais pelo Nuffield Council on Bioethics. Você é livre para compartilhar ou adaptar este material para uso não comercial, mas deve atribuir crédito ao Nuffield Council on Bioethics.